Novas regras da CNH entram em vigor nesta segunda

Foto: Detran-PB

Mudanças nas regras para formação de condutores começarão a valer a partir desta segunda (16). As novas regras vão desde o uso do simulador em aulas, até redução na carga horária dos cursos práticos, aulas noturnas e habilitação para ciclomotores.

Essas alterações estão de acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e pode gerar uma economia a quem pretende ingressar numa autoescola.

Segundo o coordenador da 3ª Ciretran de Feira de Santana, Silvio Dias, uma das principais mudanças é a não necessidade dos condutores dos ciclomotores, mais conhecidos como cinquentinhas, em fazer aulas na autoescola.

“Haverá uma mudança digamos radical nessa formação, tendo e vista que hoje para se adquirir a ACC (Autorização para conduzir ciclomotores), necessita que ele passe por uma autoescola. A partir desta segunda-feira, abrirá uma janela de um ano, onde ele não precisará fazer aulas na autoescola, o que vai reduzir os custos. Ele precisará apenas adquirir o laudo, fazer o exame médico e daí em diante fazer as provas teóricas e práticas para obter a CNH. Não vai precisar ter o custo da autoescola. Até mesmo a prova prática ele poderá realizar nos eu próprio veículo, desde que tenha até cinco anos de uso”, afirmou Silvio.  

Ele ressalta ainda que essa é uma boa oportunidade para os condutores que não possuem ACC, para adquirirem a documentação necessária para pilotar de maneira regular.
 
“Aproveitem essa oportunidade para legalizar e poder conduzir seu veículo com tranquilidade”, ressaltou ele. 

Confira as novas regras

O uso do simulador de direção passa a ser opcional
As aulas práticas para obter CNH categoria B passa de 25h para 20h 
Habilitação para categoria A terá o mínimo de 15h aula
Categorias A e B deverão fazer ao menos 1 aula de direção noturna
Candidato na categoria A poderá optar por fazer até 5 aulas no simulador de direção
Diminuição da carga horária de 10h para 5h para obter a ACC



Compartilhe

Deixe seu comentário