O MEDO DA DEMOCRACIA

Foto: Divulgação

Não iria comentar sobre um twiter divulgado ontem ao qual tece comentários, como poderíamos dizer, - desairoso sobre a democracia. Não que o assunto democracia não fosse importante. Mas nos dias atuais defende-la virou ato subversivo e de logo já te olham meio enviesado achando que é um perigoso terrorista. Deixemos de lado estas divagações e vamos logo a mensagem do post que causou tanto alvoroço.

 


Um dos filhos do presidente da república disse sem meias palavras o seguinte: “.Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos… e se isso acontecer.... “.O texto completo que não me atrevo reproduzir por ser um conjunto de erros de português que nem um aluno secundarista que esteja repetindo a disciplina pela 3ª vez não cometeria. Mas para mim que labuto com a última flor do Lácio diariamente por razões profissionais, as palavras tem significados e expressam queiram ou não o inconsciente das pessoas. Freud explica muito bem isto. Aconselho a todos que o leiam.

 


Por qualquer lado que se olhe a afirmativa descrita pelo intrépido pensador é decrepita e não deixa dúvidas naquilo que expressou. Para a mente conturbada de seu escrevente, a democracia é uma coisa ruim e que atrapalha as transformações que se espera do Brasil. Não há explicação sensata que não vislumbre isto. O que se vê desde os últimos anos nas suas palavras e outras já ditas é uma insinuação muito próxima com a ditadura. O flerte com ela tem origem domiciliar. O presidente da república, seu pai, não perde a oportunidade para exaltar governos ditatoriais seja do Brasil ou de outros países.

 


O que me preocupa não são as palavras ditas em português péssimo, mas o que há por trás delas. Levantam dúvidas quanto o valor da democracia somente assanha os pendores extremistas dos extremistas da direita. A suposta inocência, melhor dizendo, o descompromisso das palavras divulgadas é a representação das vontades incontidas no subconsciente que são soltas em doses homeopáticas e que aos poucos vai construindo uma rede de pessoas desmioladas que passam a apoiar este tipo de visão de mundo.

 


Estas barbaridades são ditas por que existe público que admiram e acreditam. E olhem que não são poucas. Mas insuficiente para mudarem a ordem das coisas. Ainda bem.

 


Outro aspecto que não deve fugir do debate, diz respeito a conduta de certa pessoas deveriam ter em razão da posição que ocupa. O filho do presidente da república deve ter cuidado nas postagens que publica. Tudo que ele diz e escreve tem repercussão rápida e exponencial. Trazer suas inquietações, que de intelectual não tem nada, diga-se de passagem, deveriam se resumir no seu circulo familiar e de amigos. Quando solta as suas opiniões, atingem de forma direta o governo de seu pai. Tanto isto é verdade que influenciou de forma decisiva a demissão de um ministro. Não se trata de censurar a sua palavra, mas alertá-lo que certas coisas devem ter limites.

 


Por sorte, as mais diversas correntes politicas rechaçaram as palavras do filho do presidente da república. Do vice-presidente da república, passando pelos presidentes das duas casas legislativas. Como o distinto ficou mal na fita com suas palavras passou a atacar a imprensa sob o argumento de que elas foram mal interpretadas. Sinto dizer meu nobre, mas o que foi dito não esconde os pendores autoritários tão comuns em suas falas quanto o de sua família. Ficou muito bem claro que democracia atrapalha o desenvolvimento segundo sua ótica distorcida. Seria melhor reconhecer a bobagem dita e pedir desculpas. Mas este nível de grandeza não é comum em mentes pouco afeitas ao debate inteligente. Além do que esquece o incontrolável escrevente, que somente a democracia permite que ele se expresse desta forma as suas ideias, diria eu, um tanto quanto rasteiras.

 


Por outro lado, o único que o defendeu, aliás, mais por questão de sangue, do que de argumento foi seu irmão, candidato a embaixada no Estados Unidos, que tem o exótico habito de frequentar lugares públicos ostentando uma vistosa pistola. Disse ele com aquela profundidade de que somente lê informações pesquisadas no Google comparar seu mano ao grande Churchill sobre a sua famosa frase ao se referir a democracia, quando diz: A democracia é o pior dos sistemas de governo, excetuando todas as outras. O futuro embaixador ao que parece não entendeu a frase do primeiro ministro inglês. É bem provável que nunca deva ter lido um só livro dele, daí não entender o significado de seu aforismo. Não sei quem disse a maior besteira. O tuitero ou o futuro embaixador nos EUA. De qualquer forma, ambos são muito ruins. Assim aproveito para finalizar e reproduzo uma frase deste grande estadista inglês que merece uma reflexão: Gosto dos porcos. Os cães olham-nos de baixo, os gatos de cima. Os porcos olham-nos de igual para igual.

Compartilhe

Deixe seu comentário