Itamaraty confirma aval dos EUA para indicação de Eduardo Bolsonaro

Nome para cargo em embaixada ainda deve passar pelo Senado

Foto: Divulga��o

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira (09) que recebeu o aval do governo dos Estados Unidos para a indicação do nome do deputado federal Eduardo Bolsonaro para ser embaixador do Brasil em Washington. 

Em nota, Itamaraty afirma que com satisfação, o ministério informa que o governo dos Estados Unidos recebeu a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador extraordinário e plenipotenciário do Brasil naquele país. Essa designação, porém, ainda deverá ser submetida à apreciação do Senado Federal, de acordo com a Constituição brasileira. 

A consulta para a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador no país norte-americano foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores brasileiro no dia 26 de julho. 

O presidente Jair Bolsonaro mostrou-se feliz com o sinal positivo dos Estados Unidos. 'Estou muito feliz e tenho certeza de que esses laços de amizade e comerciais com os Estados Unidos serão potencializados com o Eduardo lá [na embaixada]', diz, destacando ainda que recebeu a resposta escrita pelo próprio presidente Donald Trump, 'teve um linguajar pessoal no documento que recebi. Foi pessoal, do próprio punho do Trump. Se ele autorizar, o Filipe Martins [assessor] vai entrar em contato e aí eu mostro a vocês', conta o presidente. 

Eduardo Bolsonaro disse, em nota, que recebeu 'com grande alegria' a notícia da concessão. 

'O sinal verde dos Estados Unidos da América, portanto, é motivo de orgulho para mim, ao confirmar o apoio e a confiança já expressas de viva voz pelo Presidente Donald Trump na minha capacidade de ser um representante do Brasil à altura do desafio de construir uma nova relação bilateral. Um sentido verdadeiramente estratégico, para assim aprofundar a cooperação e promover a segurança, a prosperidade e o bem-estar de brasileiros e norte-americanos', afirmou o deputado.

Eduardo ainda lembrou que caberá ao Senado Federal dar a palavra final e caso tenho o nome aprovado, haverá um intenso e árduo trabalho a ser realizado. 

'Tenho consciência de que meu êxito dependerá, sobretudo, da colaboração e do diálogo estreito com o legislativo, os diversos ministérios e as forças vivas da sociedade, notoriamente a comunidade brasileira nos Estados Unidos da América', ressalta o deputado. 

Compartilhe

Deixe seu comentário