Bolsonaro nomeia último nome da lista tríplice como reitor da UFRB

Nomeação saiu na edição de ontem (1º) do Diário Oficial da União (DOU).

Foto: Divulga��o

Terceiro colocado na lista tríplice enviada à presidência da República há mais de quatro meses, o professor Fábio Josué Souza dos Santos foi nomeado ontem (1º) como o novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

A nomeação saiu na edição de ontem (1º) do Diário Oficial da União (DOU). O docente terá de ir a Brasília para tomar posse no Ministério da Educação (MEC) para assumir o cargo oficialmente.

Santos vai suceder Silvio Luiz Soglia, que deixou o cargo no último dia 15. A vice dele, Georgina Gonçalves dos Santos, atuou como reitora em exercício por duas semanas, mas o mandato terminou na última terça-feira (30) e a UFRB ficou sem reitor.

Georgina foi a mais votada para o cargo de reitora universidade entre 2019 e 2023, tanto na consulta acadêmica feita aos estudantes, quanto na votação do Conselho Universitário para a lista tríplice.

Segundo a Lei, o presidente pode nomear qualquer um dos três nomes apresentados, sem apresentar justificativa para o nome escolhido.

No entanto, a escolha pelo primeiro colocado era uma tradição adotada desde o primeiro governo Lula.

Até ontem, outros seis reitores já tinham sido escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Em cinco dos casos, o primeiro colocado da lista tríplice foi nomeado reitor. Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o segundo da lista foi escolhido.




Informações Metro 1 

Compartilhe

Deixe seu comentário