Formiga pode receber título de Comenda Dois de Julho

Foto: Divulga��o

A meia-campista Formiga, do PSG e da seleção brasileira, pode receber o título de Comenda Dois de Julho. A condecoração é a mais alta do estado da Bahia. A proposta é da deputada estadual Neusa Cadore (PT) e está sendo analisada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assemblei Legislativa da Bahia (AL-BA).

 

"Formiga é uma referência para a nossa geração e as próximas, sobretudo por ter conseguido se destacar pelo talento num ambiente machista e ainda conservador como é o mundo do futebol. Importante lembrar que durante muitos anos, esse esporte foi uma prática proibida para as mulheres no Brasil, inclusive por meio de decreto oficial. Apenas em 1983, com a mobilização das próprias mulheres, a modalidade foi regulamentada", justificou a parlamentar. "Formiga é um patrimônio da Bahia e do Brasil, portanto, é digno que a nossa Casa Legislativa conceda essa justa homenagem a quem tanto tem atuado para elevar o nome do nosso estado, do futebol feminino e das mulheres desportistas brasileiras mundo afora", completou.

 

No último mês de junho, Formiga, aos 41 anos, disputou sua sétima Copa do Mundo junto com a seleção brasileira, na França. Com isso, ela se tornou a recordista da história do futebol, entre homens e mulheres, como a atleta que mais participou de Mundiais. Ela esteve nas edições de 95, 999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019. Pelo Brasil, ela também jogou seis Olimpíadas e conquistou três medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos. A jogadora baiana foi duas vezes vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã mundial.

 

Formiga começou a carreira no São Paulo e, no Brasil, tem passagens pela Portuguesa, Santos, São José e São Francisco. No exterior, ela já por clubes dos Estados Unidos e da Suécia. Atualmente no PSG, ela tem contrato até 2020 e vai disputar a sua 26ª temporada.



Informações Bahia Notícias 

Compartilhe

Deixe seu comentário