Secretário de Transporte e Trânsito de Feira diz que 90 novos abrigos serão instalados na cidade

Foto: Joaquim Neto/Bom Dia Feira

Cerca de 36 novos abrigos para os usuários do transporte público foram instalados pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana na zona urbana e em quatro distritos do município de Feira de Santana. 

O repórter Joaquim Neto conversou com o secretário de transporte e trânsito, Saulo Figueiredo, sobre os critérios adotados para instalação dos abrigos no município. 

"Desde o ano passado nós estamos trabalhando nas licitações de abrigo, o mobiliário urbano visa uma maior segurança e conforto da população. Esses 36 abrigos ainda são fruto da licitação do ano passado, a gente aproveitou esse momento mais propício, momento da chuva para instalar esses abrigos que contemplaram um número grande de bairros", relata o secretário. 

Os bairros Sim, Caseb, Mangabeira, Nova Esperança, Vila Olímpia, Conder, Jardim Cruzeiro, George Américo, Feira IX, Avenida Ayrton Senna, Avenida Maria Quitéria, Avenida José Falcão, JJ Seabra, foram alguns dos bairros contemplados com os novos abrigos. 

Segundo o secretário, está sendo reestruturado também, três pontos de convergência na cidade "No momento de transição, já começamos a primeira fase do sistema alternativo com cinco linhas, e temos somente quatro possibilidades de ponto de convergência no centro da cidade. Nós colocamos abrigos em três pontos, na Praça do Tropeiro, na Praça do Fórum e na Praça Carlos Bahia. Então só nesses pontos, nos direcionamos cerca de 16 abrigos, que é onde fica a população da zona rural no retorno à tarde para as suas localidades", declara. 

Com um investimento total de cerca de R$ 160 mil reais, Saulo afirma que ainda há uma licitação em andamento para instalação de mais 90 abrigos, "Já estamos em andamento com a licitação determinada pelo prefeito Colbert para mais 90 abrigos, os critérios para colocar os abrigos vem boa parte das solicitações oriundas dos próprios usuários, a gente pega a nossa equipe da divisão de equipamentos estratégicos, determina que vá até o local pra ver se há viabilidade", ressalta. 

Ainda segundo o secretário, há lugares em que não há viabilidade total para inserir abrigos por conta, por exemplo, das dimensões do passeio, "Em conjunto com a secretaria de desenvolvimento urbano, a gente vai fazer essas adequações nos pontos que são indicados por usuários ou até por lideranças comunitárias. No segundo semestre, já pretendemos estar fazendo as instalações desses 90 abrigos, chegando até o final do ano com certeza com mais de 120 abrigos novos", diz. 


Informações Joaquim Neto

Compartilhe

Deixe seu comentário