O IMPERATIVO CATEGÓRICO

Foto: Divulgação

Pode parecer repetitivo, mas os fatos por demais me obrigam a voltar a falar deles. Gostaria aqui neste espaço falar de outras situações ou fatos mais palatáveis. Por força de minha consciência profissional e de cidadão não posso deixar de demonstrar a minha indignação e repulsa pelo comportamento daqueles que por disposição funcional deveriam reputar-se de valores éticos e de cumprimento da lei. Mas eles insistem em seguir o caminho contrário.

 

Na última segunda-feira o site Intercept e o programa do jornalista Reinaldo Azevedo em conjunto, trouxeram novas gravações sobre a atuação dos distintos procuradores da república e o ínclito ex-super ministro Moro. As conversas apontam situações gravíssimas que depões contra o discurso que os membros da lava jato, inclusive o então juiz Moro na cruzada contra a corrupção. Convoco aos que me ouvem ou leem na página do Bom Dia Feira a prestarem a atenção na transcrição do dialogo, extraído da reportagem do blog de Reinaldo Azevedo:

 

13:32:56 Deltan – Vc acha que seria possível a destinação de valores da Vara, daqueles mais antigos, se estiverem disponíveis, para um vídeo contra a corrupção, pelas 10 medidas, que será veiculado na globo?? A produtora está cobrando apenas custos de terceiros, o que daria uns 38 mil. Se achar ruim em algum aspecto, há alternativas que estamos avaliando, como crowdfunding e cotização entre as pessoas envolvidas na campanha.

13:32:56: Deltan – Segue o roteiro e o orçamento, caso queria [buscou escrever "queira"] olhar. O roteiro sofrerá alguma alteração ainda

13:32:56: Deltan – Avalie de modo absolutamente livre e se achar que pode de qq modo arranhar a imagem da LJ de alguma forma... –

13:35:00: Deltan – pdf 13:35:28: Deltan – pdf

No dia seguinte, 17 de janeiro de 2016, Moro responde: 10:20:56 Moro – Se for so uns 38 mil achi [quis escrever "acho"] que é possível. Deixe ver na terça e te respondo....

 

Vejam como as coisas aconteceram. Um procurador pede a um juiz dinheiro para patrocinar uma peça publicitária de defesa aos seus pontos de vista. Duas situações precisam ser esclarecidas. E prestem bem atenção neste trecho que repito: Vc acha que seria possível a destinação de valores da Vara, daqueles mais antigos, se estiverem disponíveis, para um vídeo contra a corrupção, pelas 10 medidas, que será veiculado na globo??

 

Pergunto. É correto um promotor de justiça fazer um pedido desta ordem? É correto um juiz responder que é possível conseguir a quantia pedida? Não entro aqui se o dinheiro foi obtido na forma que retrata o dialogo. O grave foi a conversa em si. E que diabos significam valores mais antigos? E mesmo que não fosse usado a quantia a situação já é por demais grave.

 

Os que defendem cegamente estes agentes públicos que me respondam. É correto isto? Aos colegas de profissão me respondam: É ou não é uma atitude no mínimo suspeita, para não dizer vergonhosa? Isto não depõe àqueles que posam de paladinos da retidão ética e de combate implacável a corrupção? Mas sejam sinceros. Está correta esta atitude? Reflitam. O jornalista ainda em seu blog publicou a minuta do contrato para a realização do vídeo defendendo propondo as dez medidas de combate a corrupção, para não pairar dúvidas.

 

Esta situação é a razão do título deste artigo. O chamado imperativo categórico. Um conceito filosófico kantiano. Significa neste caso específico que demonstrei aqui, um conceito que defende que os indivíduos deveriam agir em conformidade com aquilo que gostariam de ver como lei universal, conforme bem dito pelo site Significados e que de um modo geral se adequa a aquelas pessoas que mesmo que os fatos demonstrem de forma clara e inquestionável se recusar a entender o que acontece ao seu redor e por sua vez para acreditar nestas inverdades precisam ser conquistadas. E uma vez conquistadas suas convicções são mais fortes do aquilo salta que aos olhos. A Lava jato e seus operadores assim agiram.

 

Reinaldo Azevedo ainda divulgou a conversa em que juiz, policia federal e procurador acertam reunião para definir os passos de uma operação ainda as ser realizada. Se isto não se constitui de uma conduta grave, repito, vou processar meus professores da faculdade. Ensinara-me tudo errado.

 

Assim antes de defenderem as figuras acima citadas, reflitam e digam-me se agiram de forma correta. Ou melhor, ainda. Gostariam de ter tais agentes públicos atuando em um processo de vosso interesse? Respondam.

Compartilhe

Deixe seu comentário