Após polêmica, governador nomeia reitor e vice-reitora da UEFS; mandato vai até 2023

Reitor foi mantido após eleição em abril, quando universidade iniciou greve

Divulga��o

Mais de um mês após as eleições que escolheram os professores Evandro do Nascimento Silva e Amali de Angelis Mussi como novos reitor e vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o governador Rui Costa decidiu, na tarde da segunda-feira (20), nomeá-los para os respectivos cargos. O mandato será para o quadriênio 2019-2023.


Entretanto antes de nomear, de fato, o reitor re-eleito, uma incerteza começou a rondar a universidade, já que havia uma possibilidade de Evandro não ser nomeado e sim um dos outros dois candidatos que participaram do pleito. 

De acordo com o colunista Levi Vasconcelos, do jornal A Tarde, esse desentendimento aconteceu porque o reitor Evandro Nascimento, em entrevista à Folha de S. Paulo, comparou Rui ao presidente Jair Bolsonaro, o que gerou um mal-estar entre as partes. 

A comparação foi feita porque o governador fez cortes nas instituições estaduais, que se assemelham aos que o governo Bolsonaro fez com as universidades federais. 

Rui Costa não gostou da comparação e, ao invés de renomeá-lo de forma imediata, devolveu a documentação com o lembrete: “Cumpra-se a lei”. A lei determina que seja enviada ao governador uma lista tríplice dos três mais votados para que seja escolhido um.

Com a situação resolvida, a nomeação foi confirmada e já está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (21).

Evandro, que foi reeleito, e Amali, que assume o cargo pela primeira vez, tiveram 3.395 dos 5.437 votos válidos na eleição, da qual participaram estudantes, professores e servidores técnicos-administrativos.

“Essa vitória significa que a comunidade já sabe que nós temos realmente uma proposta muito clara de democracia, de inclusão social, de uma universidade socialmente referenciada, de uma universidade competente e de excelência acadêmica”, comentou Evandro, na ocasião da eleição, comemorando a continuidade do mandato.

“Propomos um programa que reafirma a defesa da universidade pública diante de uma conjuntura de ataque ao ensino superior público”, complementou ele, no comando de uma das quatro universidades estaduais em greve na Bahia, mantida após assembleia na tarde desta segunda.

“Essa eleição foi um processo de muita aprendizagem que promoveu um conhecimento mais amplo e muito mais cuidadoso do que a gente já construiu na Uefs. A comunidade universitária pode esperar fidelidade. Fidelidade à universidade, fidelidade a um programa, além da fidelidade à conduta ética que busque sempre valorizar um coletivo”, comentou, ao ser eleita, a vice-reitora Amali Mussi. 

O mandato da dupla vai até abril de 2023

Informações Correio

PMFS - Micareta 05

Compartilhe

Deixe seu comentário