1 a cada 4 cidades brasileiras tem água contaminada por agrotóxicos

27 tipos de agrotóxicos foram encontrados na água oferecida em grande parte das cidades do Brasil. Os danos para a saúde envolvem o desenvolvimento câncer e disfunções do organismo

ThinkStock

A alimentação orgânica condiz ao consumo de alimentos que não levam agrotóxicos. Mas os dados do Ministério da Saúde em parceria com a Repórter Brasil, a Agência Pública e a Public Eye afirmam que, agora, precisamos estender os cuidados até para a água. Entre 2014 e 2017, no Brasil, agrotóxicos foram encontrados na água de uma a cada quatro cidades. Neste período, a contaminação subiu de 75% dos testes para 92%, de acordo com o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua).


A ordem da Anvisa aponta uma série de pesticidas que precisa de regulamento e testes antes da distribuição. Contudo, 27 tipos de agrotóxicos foram encontrados em mais de 1,3 mil munipícios. Os perigos do consumo oferecidos 11 dos pesticidas encontrados podem estar associados ao desenvolvimento de doenças como o câncer, disfunções hormonais e reprodutivas, além da malformação do feto, em mulheres. Além disso, a toxidade destes produtos é altamente danosa à saúde. 


Metrópoles e cidades menores estão na lista de áreas contaminadas. As maiores concentrações foram encontradas no Sul e no Sudeste, sendo que nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, quase todas as cidades apresentaram os 27 tipos de pesticidas na água. Outros estados altamente em risco são Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia.


Dentre os motivos que agravam a situação está a falta de fiscalização e monitoramento, que acontece em 52,6% das cidades brasileiras, que abdicaram dos testes entre 2014 e 2017.

O mapa da foto é resultado do trabalho trabalho da Repórter Brasil, da Agência Pública e da Public Eye, que foram responsáveis por traduzir as informações completas da pesquisa.


Informações Revista Casa e Jardim 

Compartilhe

Deixe seu comentário