Foto do assassino de Marielle vestindo camisa de Lula é falsa

"Écio Vieira de Queiroz, acusado de assassinar Marielle Franco, posou para uma foto com a camisa do ex-presidente Lula e a mídia não mostrou", foi propagada como legenda da montagem

Reprodu��o

A história que aponta que um dos assassinatos com uma camisa com a foto de Lula é falsa. Trata-se de uma montagem em cima da imagem do perfil do Facebook de Élcio Vieira de Queiróz e de mais uma fake news sobre o caso.

Uma foto de Écio Vieira de Queiroz com uma camisa do ex-presidente começou a ser propagada após a prisão dos assassinos da vereadora Marielle. Junto à imagem, há mensagens atacando a mídia: "assassino da Marielle com blusa do Papai Lula??? não pode mostrar!"; "Esse é o assassino da Marielle! Q linda camisa! Isso a mídia nojenta não mostra. Imagine se fosse uma camiseta do Bolsonaro!!! Estaria em todos os jornais"; "Esse é o assassino da Marielle, vc nota algo de estranho na foto? Vai dizer que é montagem...".

 "Esse é o tal assassino da Marielle, não é montagem nem tão pouco fake, os comentários deixo a cargo de vocês. A assassino da Marielle era Petista... A GLOBO, não mostra, mas nos mostramos [sic]"; "O ASSASSINO DE DANIELLE COM CAMISETA DE LULA LIVRE... ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA... PORQUE SERÁ?", propagam.

Muita gente começou a compartilhar e denunciar a história, mas o assassino de Marielle não estava vestindo a tal camisa de Lula na foto que viralizou.

A mensagem é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Alguns detalhes reforçam a informação falsa: o primeiro é que, apesar da "devassa" que a mídia gez na vida de Élcio Vieira de Queiroz (e de Ronnie Lessa), a foto não saiu em nenhuma fonte confiável. O segundo é que a qualidade da imagem está péssima. Em uma rápida análise, foram achados seis erros na imagem (de mancha de uma camiseta de baix passando pela gola desproporcional).

Além disso, a foto original foi encontrada. Era a foto no perfil do Facebook de Élcio. A camiseta é na realidade cinza.


Informação do boatos.com

Compartilhe

Deixe seu comentário