Novos ônibus em teste poderão fazer parte da frota do BRT em Feira

Os equipamentos maiores e mais qualificados começam a rodar em experiência de 40 dias a partir desta segunda na linha Condé ao Terminal Central via João Durval

Divulga��o

O secretário de de Transporte e Trânsito de Feira de Santana, Saulo Figuereirdo fala sobre o novo sistema de transporte que passa a circular como teste em Feira de Santana, a partir desta segunda (17), na linha de grande demanda que é a  Condé ao Terminal Central via João Durval - Boulevard. 
Trata-se de ônibus da empresa Volvo, que escolheu a cidade através da Rosa, para a experiência 40 dias. "Esse ônibus é novo, possui uma capacidade muito superior aos que a gente tem hoje no nosso município, transporta 30 passageiros a mais, com mais qualidade, mais espaço dentro do ônibus. Possui euro 5, que é a não emissão de poluentes, o que há de mais moderno em soluções ecológicas no mundo. Possui tecnologia embarcada como wifi, GPS, câmeras", caracterizou. Embora maior, o ônius não é articulado. 
Após o período de experiêcia, Saulo afirmou que o Município avaliará se a concessionária poderá adquirir novos veículos ou não para linhas de grande demanda, como da Bacia José Falcão e Presidente Dutra que "pede equipamentos dessa qualidade, principalmente para horários de pico, quando as pessoas estão se dirigindo de suas casas ao trabalho e no finalzinho da tarde, do trabalho para casa, com mais conforto e segurança". 
O secretário de Transporte e Transito disse que esse é um tipo de equipamento comportado pelos corredores exclusivos do BRT e, inclusive possui a capacidade de adaptar as portas no lado contrário. "Somente no decorrer dos dias a gente vai avaliar, vai ourvir muito a população, acompanhar a bilhetagem eletrônica e após esses testes a gente deverá reunir tanto com a concessionária quanto o prefeito para passar a nossa impressão sobre o equipamento", comentou.
"A gente tem sempre a previsibilidade da regulação da troca da frota", disse Saulo Figueredo sobre a possibilidade de aprovação dos equipamentos. "Esss ônibus são novos e a gente espera sim que, o teste sendo favorável, ele possa servir na nossa cidade, mas isso depende muito do que vai acontecer nos próximos 40 dias", comentou.
O secretário disse que a empresa Rosa não atua com esse material em outras cidades. "Esse equipamento é novo, poucos lugares foram escolhidos no Brasil, nós fomos escolhidos através da Rosa e após o período de experiência a gente vai poder ver os benefícios, então, teremos condição de trazer uma conclusão melhor sobre a qualidade, conforto e segurança dos passageiros", pontuou.
A avaliação da eficiência do equipamento será através de instrumentos de pesquisa e também do aplicativo 156, que tem pouco tempo de circulação na cidade, mas, segundo Saulo Figueredo, tem sido "uma grande ferramenta para avaliar o serviço e adequações". "A gente tem hoje a Central 156, os nosso fiscais - os buzólogos, como é chamado o pessoal do ViaFeira que está sempre em contato com a população. Com mais 30 dias, certamente nessa linha do Condé nós estaremos fazendo pesquisa de opinião, mas nós mediremos principalmente a bilhetagem eletrônica, o número de passageiros que estão circulando na linha e fazendo comparativo com o que acontecia anteriormente para mensurar se houve um aumento no número de passageiros e conforto entre as pessoas", relatou. 
No final da avaliação os resultados serão informados à população, que é o público alvo,  tanto da pesquisa de satisfação quanto a questão da oferta e demanda."A transparência hoje é indispensável no serviço público", afirmou. 
Informações de Marcelo Fernandes

Compartilhe

Deixe seu comentário