Rui Costa não destina local para a Hemoba de Feira

coleta e produção de sangue está sendo realizada no estacionamento da 2ª Dires

Joaquim Neto

Desde o dia 26 de dezembro de 2017 o setor de produção e coleta da Fundação de Hemoterapia e Hematologia da Bahia (Hemoba) de Feira de Santana está funcionando provisoriamente no Núcleo Regional de Saúde, também conhecido como 2ª Dires. 

A reportagem do Bom Dia Feira perguntou ao governador reeleito na Bahia, Rui Costa, se o Hemoba terá uma sede própria ou espaço específico dentro do segundo prédio do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) previsto para construção. “Eu não conversei com o secretário [de Saúde do Estado] Fábio [Vilas Boas] sobre a sede do Hemoba, então não posso dar nenhuma declaração a respeito”, respondeu. 

O governador se absteve a comentar sobre a intervenção que pretende realizar não só com a construção de um prédio novo para o HGCA 2, mas após a inauguração do prédio, o avanço total no hospital a fim de torna-lo de alto padrão como outros na Bahia.  “O que eu posso falar é da obra do Hospital Geral Clériston Andrade II e assim que o prédio for construído nós vamos transferir para o prédio novo toda área nobre do HGCA – as UTIs, as salas de cirurgia, as áreas de maior complexidade. Portanto nessas áreas, hoje ocupadas dentro do Clériston, nós vamos seguir fazendo mudanças como nós fizemos na emergência em todo hospital, para que seja de alto padrão, como nós fizemos no HGE e no Prado Valadares”, disse.

Segundo informações, houve a intenção da Hemoba em ir para a parte administrativa do Centro Industrial do Subaé (CIS), porém as negociações não funcionaram, de forma que a diretoria da Fundação, através do novo diretor Fernando Araújo, iniciou novamente uma conversa com o diretor do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), José Carlos Pitangueira, para que a Hemoba pudesse voltar para as dependências da instituição. Até o momento não foi concretizado.

Colaboração e informações de Joaquim Neto

Compartilhe

Deixe seu comentário