Em visita a Feira, secretária de educação de Helsinque compartilha práticas do sistema europeu

Marcelo Fernandes

A secretária de educação da cidade de Helsinque, capital da Finlândia, Major Kyllonen, se reuniu na manhã desta sexta-feira (19), com o prefeito Colbert Martins e outra autoridades municipais para compartilhar a vivência do modelo educacional adotado no país europeu em que vive.


Com o auxílio de uma tradutora, a secretária destacou que encontros como este são muito importantes para o crescimento educacional da cidade. “Acredito que este encontro é muito importante o encontro, primeiramente com os líderes, porque se os principais líderes não estiverem cientes, não será possível desenvolver o processo para as melhorias da educação”, explicou.


Perguntada sobre como fazer o tipo de educação aplicada em seu país de origem, funcionar para outros povos, a secretária afirmou que nunca se pode copiar o sistema de educação de um país para o outro. “Existem algumas coisas que a gente pode implementar e pensa em como elas se aplicam para a nossa sociedade. Uma das coisas mais importantes que eu já citei é a questão da importância dos líderes, desde o topo, até os líderes locais, como os diretores escolares e professores”, salientou.


Na oportunidade, Major Kyllonen ainda ressaltou a importância dos diretores de escola terem um sentimento de que há uma relação de confiança com eles e que estes sejam valorizados. E também é importante que eles se sintam empoderados para tomar decisões com a liderança da cidade. Os professores na Finlândia não recebem salários muitos altos, porém são bem pagos na educação básica”, complementou.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, também em entrevista, afirmou que a Finlândia adotou um sistema de educação semipresencial, em que o aluno vai pra casa com os conteúdos em seu computador e ao retornar no dia seguinte o professor realiza a correção do material. “Eu não sei se a gente tem salto pra isso, mas temos que dar o passo que pudermos dar. A Finlândia pode nos trazer a melhor forma de trazer tecnologia para a educação em Feira de Santana”, disse.

Com informações do repórter Marcelo Fernandes.

Compartilhe

Deixe seu comentário