Nesta segunda o dia do Comerciário será comemorado com o comércio fechado

Tem multa prevista para o estabelecimento que abrir e equipes estarão fiscalizando nas ruas

Tamires Ribeiro

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Feira de Santana (SECOFS), Antônio Cedraz, fala ao Bom Dia Feira sobre o dia 22 de outubro, em que se comemora o dia do Comerciário na  cidade. A data, que foi tirada da segunda de carnaval e transferida para terceira segunda de outubro, segundo o presidente, merece ser comemorada: serão duas bandas de pagode, antiga e atual, além de sorteio e prêmios de surpresa para os comerciários.

O evento acontecerá na sede recreativa do sindicato, o Clube Dos Comerciários localizado no bairro Sim, onde os comerciários poderão estar com a família.

Conforme determinado na convenção coletiva, todo o comércio de Feira estará fechado na segunda (22), tanto a área de supermercados como a área logista. Antônio Cedraz informa que a multa para o pessoal de supermercado que descumprir é de R$ 38.500 mil até 10 funcionários e R$93 mil de 11 a 70 funcionários. Para o comércio será cobrado 50% do piso da categoria para cada funcionário. "Aconselho a todos os donos dos estabelecimentos que não abram apenas nesse dia, o comércio estará fechado e é até desleal a gente ver um comerciante se atrever a abrir enquanto 99% estarão fechados, porque está concorrendo de forma injusta e ilegal", disse.

Três equipes estarão fiscalizando nas ruas e vão recolher provas de que o estabelecimento comercial está aberto, encaminhando para que o setor jurídico do SECOFS abra o processo.

Se for pego em flagrante, o comerciante tem direito a recurso, porém, o presidente do sindicato disse que raras vezes, em casos passados, foram feitos acordos, alcançando vitórias nas instâncias propostas. 

Com informações do repórter Joaquim Neto

Compartilhe

Deixe seu comentário