Orquestra Juvenil de Feira de Santana apresenta

São 80 integrantes envolvidos na apresentação que contará com a cantora Pétala e meninos de toda a região que fazem parte do Núcleo Antônio Gasparini, do Neogibá

La�s Sousa

Canções de Alceu Valença, Dorival Caymmi, Luiz Gozaga, Caetano Veloso, entres outros conhecidos artistas compõem o repertório da Orquestra Juvenil de Feira de Santana para o concerto ‘Músicas Brasileiras’, que acontece nesta sexta (19), às 19:30h, no Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAA) da cidade.

A condenadora Caroline Abreu e o instrutor musical Joedson César estiveram no Bom Dia Feira nesta quinta (18) para explorar a proposta do projeto. Em 2016 foi feito o primeiro concerto ‘Músicas Brasileiras’ com convidados, nesta edição, a dose será repetida com uma textura diferenciada englobando mais músicas nordestinas, apenas jovens músicos que integram o Coro Formação do Núcleo Antônio Gasparini - um dos 13 núcleos do programa dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), além da participação da cantora Pétala.

Quando foi pensado em músicas brasileiras com canções do nordeste para compor o repertório do concerto, a intenção foi de aproximação com o público. “A gente quer que o público chegue perto e se sinta contemplado com o repertório da sua terra. Nos arranjos que têm sido feito pela Orquestra, sempre procuramos contemplar todos os meninos independente do nível musical em que eles estejam”, contou Carolina. “As vezes os integrantes começam a aprender instrumentos pensando que só vão tocar música erudita de compositores europeus, mas temos um manancial na cultura brasileira, como Ivan Lins disse em show, se não a mais ricas uma das mais culturas. A gente explora muito os conteúdos musicais e a gente aproveita as músicas brasileiras para introduzir novas sonoridades do universo sinfônico para os alunos”, abordou Joedson.

São aproximadamente 80 integrantes envolvidos nessa apresentação, 65 tocando instrumentos. “É um desafio manter todo mundo tocando a mesma música ao mesmo tempo, mas com a convivência, um ambiente propício no qual o companheirismo faz parte, a música soa entre nossos jovens e crianças”, apontou Joedson. “Está tudo certo porque quando a música envolve os corações acaba todo mundo começando e terminando ao mesmo tempo, misturando o som dos instrumentos e da energia que toma conta”, concluiu.

A faixa etária dos participantes do grupo é de 10 a 18 anos, mas existem casos de jovens que têm 24 anos vindos da primeira formação do Núcleo. Caroline constata que não tem meninos só de Feira de Santana, mas toda região e territórios que acabam sendo envolvidos.“O programa Neogibá tem uma forma de trabalhar que envolve vários aspectos da formação dos jovens, tanto a parte musical, quanto o social incluindo o acompanhamento familiar. A parte do planejamento musical vem com a contratação de instrutores capacitados que trabalhem principalmente o ensino coletivo dos instrumentos musicais e também façam acompanhamento dos ensaios práticos, nas apresentações musicais e preparação de repertório e arranjos”, explicou Caroline sobre o processo de integração do projeto.

A coordenadora da Orquestra Juvenil de Feira constata caso de dois alunos que foram fruto do Núcleo Antônio Gasparini e atualmente integram a Orquestra Sinfônica da Bahia, participando até de turnê internacional. “É isso que a gente espera do jovem, não só o despertar para a música, mas o despertar para a vida. Que eles possam descobrir a carreira que quer seguir e que nessa passagem ele possa entender a importância do estudo para vida. Se continuar na música, maravilhoso, mas cada um vai tomando seus rumos”, colocou.

No planejamento musical deste ano, o repertório do grupo foi dividido em dois momentos: a música brasileira explorada neste concerto de outubro e, em dezembro, uma apresentação mais erudita. Os ingressos desta edição custam R$ 4 inteira e R$ 2 meia e estarão disponíveis na bilheteria do CCAA, de segunda a sexta em horário comercial, e também no dia do evento a partir das 17h. O valor simbólico dos ingressos representa um dos objetivos do programa que é facilitar o acesso da música orquestral a todos os públicos.



Compartilhe

Deixe seu comentário