Cardiologista fala sobre perigo e prevenção no mês do coração

No domingo será realizada a Caminhada do Coração

Ney Santos / Acorda Cidade

O cirurgião-cardiologista André Guimarães, médico atuante no Incardio, em Feira de Santana, aproveita o mês em que se celebra o Dia Mundial do Coração, sábado (29), para falar aos ouvintes do programa Bom Dia Feira, nesta quinta (27), sobre a importância de hábitos saudáveis na prevenção de doenças cardíacas. Como programação anual, o Incardio promove no domingo (30), a 5ª Caminhada do Coração, com feira de saúde, a se agrupar a partir das 8h no estacionamento do Hospital Dom Pedro de Alcantara.

Na entrevista, o médico André Guimarães falou sobre a incidência de doenças do coração e que o trabalho preventivo é a melhor forma se de evitar as doenças. “A doença cardiovascular é a que mais mata no mundo, no Brasil não seria diferente. Na luta para que a doença não aconteça nem possa progredir, a prevenção é a palavra-mestre, sendo as orientações previstas pega sociedade brasileira de cardiologia, de forma geral, exercícios físicos pelo menos 5 vezes por semana e caminhada de 5 minutos de forma diária”, declara o cirurgião ao salientar a necessidade de avaliação e acompanhamento.

O cardiologista constata que, a despeito de todo acesso a informação, a população vem engordando, o que mostra um desajuste da prática alimentar e da falta de prática de exercícios físico. André Guimarães ainda pontua que, a hipertensão, além do mal estar súbito, pode aumentar os níveis tensionais que causa disfunção em diversos órgãos. É possível, na maioria dos casos, prevenir casos de pré-hipertenção com mudanças de hábitos e controle pressórico adequado, evitando aumento de colesterol, intolerância ao açúcar e até desenvolvimento de diabetes.

O médico fala que, um infarto, de uma maneira geral, acontece toda vez que falta suplemento de nutrientes a qualquer órgão, no caso do caração, afeta o músculo biocárdio. Para além dos dos fatores que podem predispor a manifestação, como os genético, o envelhecimento e os que podem ser modificáveis ao longo da vida - o tabagismo, hipertensão, stress, entre outros – normalmente existem sintomas prévios que são tão leves a ponto de que as pessoas não procurem o médico a tempo de que se possa evitar uma ocorrência de um infarto agudo do miocárdio. 

A orientação médica é que, segundo André Guimarães, os pacientes assintomáticos procurem um cardiologista a partir dos 40 anos e aqueles que apresentem histórico familiar em doenças cardíacas buscar acompanhamento de confiança o mais cedo possível. No contexto geral, os cuidados com a saúde diariamente podem evitar maiores danos e, por isso, o Incardio estimula as práticas saudáveis e preventivas, inclusive, com a Caminhada do Coração que recepcionará o público no próximo domingo. 

PMFS - Micareta 05

Compartilhe

Deixe seu comentário