Acupuntura contra insônia funciona mesmo?

Saiba o que é a insônia e os prejuízos causados por ela

De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, cerca de 40 por cento das mulheres e 30 por cento dos homens norte-americanos sofrem de insônia, uma condição caracterizada por dificuldade ou manter o sono. Felizmente, a Acupuntura, uma terapia da Medicina Tradicional Chinesa, pode fornecer alívio eficaz seguro e ajudar milhões a obterem uma boa noite de sono, afirma a Fisioterapeuta e Acupunturita, Thays Malaquias.

Além do mais, os riscos de não dormir direito são grandes e podem prejudicar o organismo, provocando doenças. Normalmente ela é tratada com medicamentos tradicionais, porém também é possível usar acupuntura contra a insônia. Ela funciona!

O que é insônia?

A insônia é a ausência do sono reparador. Nossas atividades do dia a dia cansam o organismo e, para recuperar as energias, nós descansamos algumas horas todas as noites. Porém, algumas pessoas não conseguem relaxar e dormir um sono de qualidade. Elas ficam acordadas por várias horas, muitas vezes desistindo de dormir naquela noite. Quando dormem, acordam diversas vezes em pouco tempo. Ainda existem pessoas que pegam no sono, mas ele nunca é necessário para o descanso: elas vivem exaustas.

Prejuízos causados pela insônia

– Estresse (preocupações com o trabalho ou os estudos, problemas familiares, perdas, etc.);

– ansiedade (ocorrência comum diária ou transtorno grave, que deverá ser tratado. O receio provocado pela possibilidade de não conseguir dormir adequadamente também gera ansiedade);

– depressão (pessoas depressivas podem dormir de mais ou de menos. Insônia é uma ocorrência bem comum nos casos de depressivos).

– doenças (conforme citado acima, a dor provocada por uma doença pode atrapalhar o sono de uma pessoa);

– mudanças na rotina (alterações no dia a dia, especialmente alteração do horário de trabalho ou viagens podem provocar insônia, já que o relógio biológico é modificado);

– maus hábitos do sono (dormir e acordar em diferentes horários, bem como fazer uso de substâncias estimulantes ou descansar em locais desconfortáveis ou iluminados, com televisão ou rádio ligado, podem causar insônia);

– medicamentos (remédios que possuem cafeína ou outra substância estimulante);

– uso de estimulantes como cafeína, nicotina ou álcool nas horas próximas ao sono;

– alimentar-se tarde e com comidas pesadas pode provocar azia ou refluxo, prejudicando o descanso;

– idade (quanto mais idade a pessoa tiver, mais ela tende a dormir cedo e acordar ao amanhecer);

– dormir durante o dia (se a pessoa tiver a possibilidade de dormir durante o dia, ela provavelmente terá dificuldade para dormir à noite);

Existem diversos medicamentos que podem tratar a insônia do paciente. Eles têm como objetivo restaurar o sono de qualidade, além de promover o relaxamento. Porém, a medicina chinesa tem uma alternativa de tratamento: acupuntura contra insônia. Este tratamento começa após avaliação de toda a saúde física e emocional do indivíduo. Cada pessoa é única, portanto é necessário um procedimento personalizado, afirma Dra. Thays.

A acupuntura contra insônia resgata o equilíbrio do organismo, pela liberação de neurotransmissores como serotonina que ajudam o nosso organismo a relaxar. Ela fará isto sem efeitos colaterais e de forma gradativa. Portanto, a melhora será percebida a cada sessão, com benefícios que podem ser visíveis já no primeiro dia do tratamento. A cada dia o paciente poderá perceber que levará menos tempo para dormir e que acordará menos vezes durante a noite.

Além disso, o paciente em tratamento também se sentirá mais bem disposto, com menos ansiedade e suas queixas se tornarão menores ou inexistentes. Para que o tratamento seja efetivado com sucesso, o terapeuta também poderá sugerir mudanças nos hábitos de vida do indivíduo, sugerindo que ele se alimente com mais qualidade e faça exercícios físicos de forma regular.

A acupuntura contra insônia é feita de maneira rápida e direcionada. Portanto, são recomendadas de quatro a cinco sessões, que geralmente não ultrapassam trinta dias. Feito isso, inicia-se o processo de manutenção, que deverá ser prescrito conforme a necessidade de cada paciente. 

O uso de acupuntura contra insônia é um processo bastante eficaz e ajuda a melhorar o distúrbio na maioria dos casos, segundo estudos científicos! Este prognóstico bastante positivo acontece quando é feito o programa de manutenção. A técnica pode ser usada concomitantemente com outros tratamentos, já que ela é uma terapia que se molda a outros procedimentos, sem exceção. Sua recomendação é para dar suporte ao paciente e dinamizar processos.


Compartilhe

Deixe seu comentário