Acupuntura na Gestação: Prática ajuda nas dores lombares e enjoos da gravidez

A dor lombar em grávidas é uma das principais causas de incapacidade física na gestação, dificultando diversas atividades da vida diária, como trabalhos ocupacionais e atividades domésticas (sentar, levantar, deambular, curvar-se), podendo interferir até

Usar qualquer medicamento na gravidez é sempre motivo de insegurança, principalmente nos três primeiros meses da gestação, quando muitas substâncias podem levar ao abordo espontâneo. Como alternativa para aliviar eventuais desconfortos, a acupuntura pode ser extremamente benéfica durante esse período, afirma a Fisioterapeuta e Acupunturita, Thays Malaquias.

A técnica vem da medicina tradicional chinesa e consiste na estimulação das terminações nervosas do corpo por meio de finas agulhas que atravessam a camada superior da pele. Geralmente, elas são aplicadas nas mãos, pés, orelhas e costas, com o objetivo de equilibrar a energia do organismo e, assim, fazê-lo curar ou prevenir doenças por si só. Existem inúmeros estudos sobre acupuntura durante a gravidez (independentemente do mês da gestação). A acupuntura pode ajudar com os sintomas de enjoos, salivação excessiva, edema, ameaça de aborto, ansiedade, medo do parto, tensão muscular, alterações no sono, melhorando a circulação útero-placenta sem afetar o feto. Ela também pode harmonizar e melhorar a relação mãe-feto. Durante o parto, acelera a saída do bebê e regulariza o tempo das contrações uterinas. No pós-parto, ela promove a expulsão da placenta e estimula a produção de leite materno, diz Dra. Thays.

A dor lombar em grávidas é uma das principais causas de incapacidade física na gestação, dificultando diversas atividades da vida diária, como trabalhos ocupacionais e atividades domésticas (sentar, levantar, deambular, curvar-se), podendo interferir até com o sono. As dores lombares surgem, geralmente, entre o terceiro e o quinto mês de gestação, ocorrendo um agravo a partir do terceiro trimestre, com piora à medida que a idade gestacional avança.

Os principais fatores desencadeadores da dor lombar durante a gestação são: Aumento de peso; aumento do volume das mamas; fraqueza muscular abdominal com aumento na circunferência ântero-posterior da parede abdominal; maior tensão sobre os ligamentos articulares; influência hormonal, que acarreta frouxidão ligamentar e pressão direta do útero sobre as raízes nervosas lombo-sacrais.

A ação da acupuntura tem sido associada ao estímulo neuro-humoral para a liberação de certas substâncias como, endorfina, encefalinas, serotonina e a liberação ou inibição de algumas substâncias que atuam na sensação de dor.


Compartilhe

Deixe seu comentário