Dez dias após canonização de Irmã Dulce, relembre cobertura especial do Bom Dia Feira

Bom Dia Feira realizou transmissão multiplataforma com boletins diretamente de Roma em parceria com os programas Linha Direta com o Povo, De Olho na Cidade e Jornal do Meio Dia.

Foto: Fernando Moreira/Bom Dia Feira

Exatamente às 10:34h no Vaticano, em Roma, na Itália e 5:34h no Brasil, em horário de Brasília, o Papa leu a fórmula da canonização e Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, ou somente, Irmã Dulce, como era conhecida, se tornou a Santa Dulce dos Padres.

O marco torna o anjo bom da Bahia, a primeira santa brasileira em meio a cerca de 50 mil fiéis que acompanharam a missa, que canonizou outras quatro pessoas, presencialmente na Praça São Pedro.

Fernando Moreira, Jorge Biancchi e Valdeir Uchôa foram uns dos que acompanharam a cerimônia de perto.

A partir do projeto já desempenhado nos programas Bom Dia Feira e Linha Direta com o Povo com a produção diária de conteúdo audiovisual e coberturas especiais externas ao rádio com um conteúdo também em imagem, os jornalistas aterrissaram em Roma no domingo (06) que antecedeu a celebração para acompanhar toda a preparação que envolve a canonização.

Em parceria com o programa De Olho na Cidade, Jornal do Meio Dia e através das rádios Princesa Fm e Sociedade News Fm, a equipe dos programas realizou durante sete dias uma cobertura especial da canonização da baiana no Vaticano.

Durante todo o mês de setembro, o Bom Dia Feira exibiu uma série de reportagens em referência a Irmã Dulce mostrando a sua história, serviços prestados, milagres e conversando com pessoas que estiveram próximas a beata com um conteúdo que está disponível no YouTube. (Confira o primeiro episódio aqui)

Em Roma, a cobertura começou com boletins ao vivo iniciados na segunda-feira (23) durante toda a programação. Quem acompanhava pelo rádio, conseguiu ouvir os detalhes e curiosidades da pré-celebração e quem assistia a live, podia além de também ouvir, ver o que acontecia no local.

Já no primeiro dia, foi possível ver uma grande quantidade de brasileiros no Vaticano. A diversidade de brasileiros foi desde casal em lua de mel, a padre, família, fiéis católicos, bispo, brasileiros que moram em outros países e caravanas.

Uma das caravanas que seguiram para Roma foi feirense e reuniu um grande grupo de pessoas na presença do Frei Vandeí Santana, que também realizou registros especiais do momento. 

Às vésperas da canonização, o repórter Fernando Moreira conversou com a superintendente das Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes, que emocionada falou sobre o significado da canonização para a comunidade.

"Ela dá uma lição muito grande para todos nós, que o poder não está no dinheiro, está no amor, quando a gente se doa as pessoas, a uma causa", diz. (veja mais aqui)

Os filhos de Irmã Dulce, como são chamados aqueles que viveram no orfanato da Irmã e foram criados por ela, também estiveram no Vaticano ressaltando a felicidade com o momento.

"Eu não sei como vou me segurar, ela já em vida mostrava que não era uma pessoa comum, hoje isso mostra que realmente não estávamos vivendo com uma santa", disse um deles. (veja mais aqui)

No domingo (13), dia oficial do evento, foi transmitido através das rádios Princesa FM e Sociedade News FM, a partir das 05 da manhã, horário de Brasília, a canonização ao vivo também no formato multi plataforma através das redes sociais bomdiafeiraoficial no instagram, Facebook, YouTube e site bomdiafeira.com.br.

Estiveram na missa, representantes brasileiros como o vice-presidente Hamilton Mourão, os presidentes do Senado e da Câmara Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, Rui Costa, governador da Bahia, ACM Neto, prefeito de Salvador e o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho juntamente com o Secretário Municipal de Planejamento, Carlos Brito. 

"Eu que acompanhei Irmã Dulce ainda como estudante, me lembro dela presente, fazendo o que eu ela sempre fez, caridade, o bem e isso só podia ser a obra de alguém que tinha a cabeça e visão muito além do que nós humanos conseguimos", afirmou Colbert.

No estúdio das rádios, Dilson Barbosa, Danilo Freitas, Frei Adezi Amarante e Padre Gerson Figueiredo comentaram o pré, durante e pós da canonização. (confira na íntegra aqui)

A primeira celebração no Brasil em homenagem à Santa Dulce dos Pobres aconteceu no último domingo (20), na Arena Fonte Nova, em Salvador com um público médio de 52,6 mil pessoas.

O Bom Dia Feira também transmitiu em áudio e vídeo toda a celebração que contou com a apresentação de diversos grupos religiosos, seguido por um espetáculo e procissões para que em seguida fosse realizada a celebração eucarística em homenagem a Santa Dulce dos Pobres. (veja na íntegra)

O evento, reuniu entre muitos fiéis, funcionários da OSID, padres e autoridades. Na ocasião, o segundo miraculado da Santa Dulce, Maurício Moreira, salientou a gloria dada pela santa.

"Isso aqui pra mim é tudo, e saber que tudo isso é em nome de Irmã Dulce, é uma gratidão e alegria gigantesca. Me sinto honrado e grato, quero divulgar esse milagre, essa fé", disse. (veja mais aqui)

A missa foi presidida por Dom Murilo Krieger, "Hoje é um dia de agradecimento e de compromisso, agradecimento a Deus pelo dom da canonização que marca a Bahia e o Brasil e de compromisso que diante do exemplo de Santa Dulce não poderíamos ficar indiferentes, somos chamados a ser generosos, fazer o bem, nos multiplicar porque há muita gente precisando de Irmã Dulce e nós devemos ser essas tais", disse. (veja mais aqui)

A celebração finalizou ao som do hino à Irmã Dulce em meio a emoção dos fiéis com a primeira aparição pública da imagem da Santa. 

Compartilhe

Comentários