Feira de Santana, domingo, 20 de abril de 2014
19º MIN
29º MÁX

Começa hoje Semana de Trânsito em Feira de Santana

Imagem Ilustrativa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza esta semana, em todo o Brasil, a Semana Nacional de Trânsito, com o tema “Educação para o trânsito com qualidade”. O principal objetivo do evento é conscientizar os condutores e a população em geral sobre a importância de se ter um bom comportamento no trânsito, uma maneira eficaz de evitar acidentes.

Em Feira de Santana, as atividades começam hoje (20), na Praça João Barbosa, conhecida como praça do Fórum. Lá, a população poderá assistir a palestras e vídeos educativos, além de receber panfletos, que provocam a reflexão sobre o tema. Foram montados stands da PRF, do SAMU, da SMTT, do Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos, para fornecer aos visitantes todas as informações necessárias.
 
Para o diretor da 3ª CIRETRAN de Feira, Carlos Eduardo Guimarães, este “é um evento onde nós vivemos um momento de reflexão sobre a educação no trânsito. É importante que o condutor tenha respeito pelo outro. Utilizamos as vias públicas como pistas de corrida, onde todos querem chegar na frente”, reclama.
 
Além dos stands já citados, foi montado na praça um espaço direcionado para as crianças, chamado “Mostra sinal verde para a vida”, no qual há um jogo que ensina as regras e sinais de trânsito. Segundo Guimarães, “essa reflexão tem que ser desenvolvida também com as crianças, pois elas serão os futuros condutores”.
 
O inspetor da PRF, Ivo Menezes, acredita que uma semana é pouco para conscientizar e reduzir o número de acidentes. “Não deveria ser resumido a uma semana, todos os dias tínhamos que fazer essa educação para diminuir o caos em que vivemos”, defende.
 
O inspetor afirma que, mesmo com os mecanismos de fiscalização como radares e lombadas eletrônicas, o mais importante é causar a mudança de comportamento nos condutores.
 
Menezes contou ainda que as infrações de trânsito mais freqüentes são as ultrapassagens em locais proibidos e a falta do uso de cinto de segurança. “Isso é muito simples de resolver, é só entrar no veículo e colocar o cinto, todos os carros tem”, lembra.

MAIS LIDAS

+

VÍDEOS

+
Marília Gabriela entrevista CAIO CASTRO