Hemoba de Feira amplia ações na Semana do Doador voluntário de sangue

Doar sangue é doar vida. Uma bolsa de sangue de 470 ml ajuda a salvar a vida de quatros pessoas, explica responsável técnico do Hemoba em Feira, Dr. José Rogério.

Nesta quarta-feira (25), é comemorado em todo o País o Dia Nacional do Doador. Durante toda esta semana será realizado em Feira de Santana a Semana Nacional do Doador de Sangue, no Hemoba, situado na área do Hospital Geral Clériston Andrade. A campanha vai até a próxima sexta-feira, dia 27.

Segundo o responsável técnico do Hemoba em Feira de Santana, Dr. José Rogério o candidato a doar sangue necessita estar com a saúde em dias, não ter tido chikungunya nos últimos seis meses, nem Zika e dengue nos últimos 30 dias. Pesar acima de 50 kg.

Ainda segundo ele, pessoas com idade entre 16 e 18 anos precisam estar acompanhados pelos responsáveis, e acima de 18 devem levar documento de identificação com foto.

 

Qualidade do Sangue

A OMS recomenda que todas as doações de sangue sejam testadas de acordo com sistemas qualificados internacionalmente para contaminação antes de seu uso. Os testes devem ser mandatórios para HIV, hepatites B e C e sífilis.

Compartilhe

Deixe seu comentário