Seduc certifica 37 professores em artes visuais e teatro

Evento contou com exposição de artes e esquetes teatrais

Os aprendizados adquiridos ao longo de quatro meses de aulas do Projeto Recriar foram apresentados na tarde desta segunda-feira, 23, durante a certificação dos professores da Rede Municipal de Ensino. Esquetes teatrais e uma mostra de arte produzidos pelos próprios educadores foram apresentados aos expectadores, dentre os quais, a equipe da Secretaria de Educação, professores do curso, familiares e a imprensa. O evento aconteceu na Fundação Senhor dos Passos, no bairro das Baraúnas. A formação teve duração de 64 horas.
 
O Projeto Recriar está em sua segunda edição; o principal objetivo é oferecer aos professores das escolas municipais, conteúdos e técnicas do teatro e das artes visuais para que eles possam desenvolver atividades criativas, artísticas e lúdicas com os alunos do ensino fundamental. Durante a tarde desta segunda-feira, foram certificados 37 professores: 12 na modalidade de teatro e 25 em artes visuais.
 
No foyer da Fundação, uma exposição de quadros das bonecas africanas chamadas abayomis, jarros de flores artificiais feitas com cascas de ovo e releituras das telas de Juracy Dórea dava às boas vindas. Os trabalhos foram produzidos durante a formação de artes visuais, com a orientação da artista plástica Veroka Tosta, professora-orientadora contratada pela Seduc.
 
"Essa formação é maravilhosa! Através dela foi possível identificar diversos talentos em nossas salas de aula. Nós, professores, e até os nossos alunos muitas vezes temos talentos incríveis que estão escondidos. Basta alguém como Veroka, com toda técnica e sensibilidade para nos fazer descobrir o prazer pela arte", destaca a professora Naldira Souza Costa, da Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho.
 
Professora da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, Mayra Pedra Branca reforça que a prática pedagógica é inerente ao Recriar: "O mais interessante dessa formação é que ela une as técnicas teatrais às práticas pedagógicas. Com este aprendizado, conseguimos fazer em nossa escola teatro de fantoches, apresentar pequenas peças teatrais para os estudantes e incentivá-los a fazer o mesmo. Nesta quarta-feira, por exemplo, meus alunos irão encenar a "Menina do Laço de Fita". Eles adoram quando trago estas novidades para a sala de aula", conta.
 
Incentivadora das boas práticas pedagógicas e da arte-educação, a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, aproveitou a certificação para fazer um anúncio: "Quero dizer que em 2016 vamos poder oferecer um número maior de vagas para o Projeto Recriar que tem sido totalmente aprovado pelos professores e promove uma série de práticas interessantes nas escolas. Já temos até lista de espera para participar das formações. O mais importante é poder oferecer atividades que contribuem para o desenvolvimento profissional dos nossos professores e também favorecem a aprendizagem das crianças e adolescentes nas escolas", defende Jayana.
 

Compartilhe

Deixe seu comentário