Catarata atinge até 90% da população; problema é quase que inevitável, diz oftalmologista

O oftalmologista Daniel Braga, de Feira de Santana, concluiu que o problema de catarata está associado ao envelhecimento natural do indivíduo.

Foto: Marcelo Fernandes

O oftalmologista Daniel Braga, de Feira de Santana, concluiu que o problema de catarata está associado ao envelhecimento natural do indivíduo. De acordo com ele, isso indica que 80 a 90% da população está propensa a adquirir o problema na fase idosa.

“A catarata é uma doença natural por ser o envelhecimento do cristalino (lente ocular). Então, para adquiri-la basta estar vivo. Além desta causa, as pessoas podem desenvolver o problema em acidentes, uso de medicações ou até mesmo já nascer com a doença, porém são menos comuns”, disse.

Embora a catarata seja comumente associada aos mais idosos, ela também pode acometer os mais jovens. Segundo Braga, a doença pode atingir parte da população adulta e crianças também, com menos recorrência.

O oftalmologista ressalta que acidentes domésticos também podem gerar riscos - as consideradas ‘cataratas secundarias. Ainda segundo ele, as cataratas congénitas e infantil podem acometer crianças menores de 5 anos.

“Existem as cataratas em adultos e crianças, mas são minorias. A maior causa é por idade”, explicou Daniel.

No entanto, as complicações não encerram por aí, porque as pessoas precisam lidar om outra situação: a miopia e o astigmatismo. Nestes casos, a variação do grau ocular é a principal consequência na visão humana.

Tratamento– Cirurgia é a única solução para a resolução da catarata. Após  a intervenção cirúrgica, a doença não mais retorna ao paciente.

Cuidados – Para evitar o problema, o indivíduo deve evitar exposição prolongada as luzes ultravioleta e azul. Nestas situações, o computador e o celular são riscos eminentes destas luzes.

PMFS - Micareta 05

Compartilhe

Deixe seu comentário