15 mortes na Bahia, 5 em Feira de Santana

Em quase sete dias, casos da doença passaram de 73 para 100.

Foto: Leonardo Rattes/Ascom Saude GovBa)

Subiu para 100 o número de casos confirmados de H1N1 na Bahia, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia nesta quarta-feira (9). O aumento no número de pessoas com a doença em quase sete dias foi de cerca de 30%, já que há uma semana eram 73 casos de H1N1 no estado.

Os dados foram registrados até o dia 5 de maio. A Sesab informou ainda que o número de mortes pela doença na Bahia passou de 13 para 15. Do total de mortes, 10 ocorreram em Salvador.

Conforme a Sesab, as faixas etárias com maior ocorrência da gripe H1N1 foi entre os menores de 5 anos e maiores de 60, com 66,6% dos óbitos ocorreram nesse grupo na Bahia.

Foram confirmados casos de H1N1 em 22 municípios e os óbitos ocorreram em seis deles. Além de Salvador com dez óbitos, Camaçari (1), Lauro de Freitas (1), Retirolândia (1), Saúde (1), Serrinha (1) e Feira de Santana (5).

Segundo especialistas, a transmissão da H1N1 é feita pelo contato (saliva, espirro ou objetos contaminados). Os sintomas são dores mais fortes no corpo do que as provocadas pela gripe comum, febre alta e intensa dor de cabeça. A orientação é que quem apresentar os sintomas procure atendimento médico imediato.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou no dia 23 de abril. Na Bahia, a meta é imunizar 90% do público alvo, formado por 3,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários.

Esses grupos são formados por indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A campanha vai até o dia 1º de junho e terá o Dia D de mobilização nacional em 12 de maio.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), no ano passado, 84,60% do público alvo foi vacinado na Bahia, quando foram imunizadas 2,6 milhões de pessoas. Dos 417 municípios, apenas 172 alcançaram a meta de vacinar 90%. No Brasil, apenas 10, dos 27 estados atingiram a meta.

Compartilhe

Deixe seu comentário