Soluções tecnológicas ajudam pessoas a escolher o ‘ponto certo’ para abrir um negócio

Em Feira de Santana, restaurantes, escolas, postos de gasolina e farmácias estão entre os investimentos mais lucrativos para os seus proprietários.

Foto: Joaquim Neto

Todo jovem sonhador tem a vontade de abrir o seu primeiro negócio. Destes, uns começam do zero, e outros entram em sociedade. No entanto, independente de qualquer que seja o empreendedorismo, a localização do estabelecimento comercial é fator primordial para a captação de clientes, seja para atração de novos consumidores ou no recorte espacial para o chamativo de atenção do negócio. A praça tem que ser pensada antes ou no ato da concretização da medida empreendedora. Nesta etapa, sai na frente quem é capaz de identificar o melhor local para suprir a sua respectiva demanda.

É neste quadro que as soluções tecnológicas têm ajudado pessoas na escolha do ‘ponto certo’ no caminho do mundo business. Em Feira de Santana, restaurantes, escolas, postos de gasolina e farmácias estão entre os investimentos mais lucrativos para os seus proprietários, o ramo de bebidas & comidas é o que lidera o ranking. O cenário, no entanto, exige cautela e não deve ser confundida com o simples desejo de ser dono da sua própria empresa. “Sem saber nada do domínio, fica complicado. Tem que se fazer muita pesquisa antes de partir para um projeto novo”, diz João Rocha Junior, Doutor em Ciência da Computação.

Estudos demonstram que a idade ideal para abertura de um CNPJ é entre 40 e 45 anos – idade considerada madura do indivíduo. A localidade das pessoas e seus padrões de consumo podem ser observadas nas redes sociais utilizadas pelos mesmos usuários. Com estes dados obtidos da internet, é possível inferir aonde é mais interessante para o empreendedor instalar a sua loja.

A combinação entre eficiência operacional e potencial de mercado também está presente na ferramenta desenvolvida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Informações do repórter Joaquim Neto

 

Compartilhe

Deixe seu comentário