Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Feira confirma que H1N1 circula no município

Esclareceu sobre o caso da doença no município e explica quais vírus da gripe estão circulando no momento, principalmente, nesta época de Micareta

Foto: Joaquim Neto

Devido aos casos de H1N1 registrados na região de Feira de Santana, o repórter Joaquim Neto, conversou com a coordenadora interina da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, Neuza Santos, que esclareceu sobre o caso da doença no município e explica quais vírus da gripe estão circulando no momento, principalmente, nesta época de Micareta.

De acordo com a coordenadora, existem mais de um vírus da gripe que estão circulando do momento. ‘No momento, em Feira de Santana, nós temos apenas o vírus H1N1, que já foi confirmado, e o vírus sincicial respiratório, ambos que causam  a forma grave da gripe. Obviamente todos nós já tivemos e teremos gripe algum dia em nossas vidas, isso é inevitável. Mas, basicamente, isso já esperado neste período do ano, um aumento dos casos de gripe, por ser uma questão sazonal que envolve o clima’, explica.

‘Além dos dois que já estão circulando na cidade, temos mais dois vírus que são Influenza B e a Influenza A (H3N2) que ainda não surgiu e que esperamos que não surja’, pontua.

Como se prevenir

Neuza Santos orienta que para prevenir-se da gripe, é de suma importância que a população realize a higienização das suas mãos de maneira correta e constante, assim com evitar ambiente aglomerados em caso de tosse e espirros.

‘Se você vai utilizar lenço, é importante que opte por lenços descartáveis, infelizmente, essas gripes são transmitidas por gotículas de espirro, saliva , tosse e até fala. É importante também que a haja prevenção da gripe por meio da alimentação, ingerindo bastante vitamina A, para o fortalecimento do sistema imunológico ’, completa.

A Campanha Nacional de Vacinação acontece  no período de 23 de abril a 01 de junho, sendo 12/05 o dia D de mobilização nacional. O município seguirá o calendário.

Com informações do repórter Joaquim Neto.

Compartilhe

Deixe seu comentário