CADúnico: conheça as vantagens de fazer o seu cadastro

Muitas pessoas já devem ter ouvido falar sobre o CADúnico ou se depararam com alguma situação que solicitasse sua inscrição no mesmo, já outras pessoas não sabem para que ele serve

Foto: Joaquim Neto

Muitas pessoas já devem ter ouvido falar sobre o CADúnico ou se depararam com alguma situação que solicitasse sua inscrição no mesmo, já outras pessoas não sabem para que ele serve. Diante disso, o Bom Dia Feira conversou com a chefe de divisão da proteção social básica do município, a assistente social, Ingrid Campos que esclarece algumas dúvidas.

De acordo com a assistente social, o CADúnico é um cadastro nacional para programas sociais do Governo Federal, onde identifica-se o perfil destas famílias que poderão receber assistência social. ‘A renda total da família que quer se inscrever tem que ser de, no máximo, três salários mínimos. Chegando a isso, elas podem ser beneficiárias no CADúnico, lembrando que se forem dez pessoas membros da mesma família que possuem renda informal, pode-se acoplar todas elas em um único cadastro. O que irá nos orientar é a renda da família’, explica.

Ingrid ainda salienta que a importância do cadastro do CADúnico é justamente as vantagens que ele proporciona. ‘Com o cadastro, o usuário possui um leque de programas que pode ser beneficiado, tanto em descontos em água e luz, isenção em taxas de concursos, além de diversos outros programas’, afirma.

O CADúnico deve ser atualizado a cada dois anos, se determinada família se mudar em seis meses, ela precisa ir na central do Bolsa Família para atualizar o seu cadastro, se surgiu alguma novidade como nascimento de um novo membro ou a vinda de outra criança para a moradia, o cadastro também precisa ser atualizado.

Em Feira de Santana 31.555 famílias estão inscritas no CADúnico o que garante a elas a possibilidade de participarem e/ou usufruírem dos programas sociais disponibilizados pelo Governo Federal. Caso determinada família não faça o recadastramento, o número no NIS será suspenso até que o mesmo seja feito.

Com informações do repórter Joaquim Neto.


Compartilhe

Deixe seu comentário