Trânsito de Feira sofre mudanças por conta do BRT

Também foram realizadas medidas para desafogar o fluxo de carros

Crédito: Reprodução

O trânsito de Feira de Santana vem sofrendo varias alterações em sua estrutura desde o início da implantação do BRT (Bus Rapid Transit) no município. Durante aproximadamente três anos, ruas foram alteradas, viadutos construídos, vias duplicadas. Também foram realizadas medidas para desafogar o fluxo de carros como, por exemplo, o fechamento de um retorno, em frente à Sorveteria Sol de Verão, na Avenida Maria Quitéria na segunda-feira, 12 de fevereiro.

Segundo o superintendente de Trânsito de Feira de Santana, Maurício Carvalho, a medida é uma forma de dinamizar o tráfego na região. A ação, que é coordenada pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), da à opção dos motoristas retornarem à avenida fazendo a volta no quarteirão. “Para substituir o retorno fechado, os motoristas devem tomar as ruas Edelvira Oliveira e 1º de Maio. Passar pela Rua Professor Fernando São Paulo e seguir, à esquerda, pela Rua Tereza Cunha e voltar à Maria Quitéria, no cruzamento com semáforo”, explica o superintendente acrescentando que durante todo o percurso está sinalizado.

A medida é uma tentativa de evitar problemas, como acontecia com os veículos que queriam entrar no antigo retorno, a partir da Rua Leolinda Bacelar. “Muitos motorista queriam fazer o retorno na frente da Sol de Verão, partindo da rua. Eles entravam na Maria Quitéria de forma errada, muito aberto e rápido, o que acabava causando engarrafamentos, acidentes, atropelamentos na avenida. Acredito que esta nova configuração vai acabar com esta situação”, afirmou Maurício.

O superintendente também falou dos condutores de motos que acabavam furando a proteção que existia no local, feita por cones de plástico colocados no local para facilitar a retomada na avenida daqueles que fazem o retorno. Outra alteração feita no centro da cidade foi na Rua Conselheiro Franco, seguindo até a Tomé de Souza. “Essa é uma das 15 intervenções que estão sendo feitas simultaneamente na cidade. Todas elas são Pontos de Visita PV, que é uma obra para melhorar a drenagem. Então foi preciso fazer ajustes no trânsito, mas que não será fixo”, conta.

Foi colocado tapumes, que vai do Centro Universitário de Cultura e Arte CUCA, até o Banco Bradesco da Conselheiro, percurso esse onde ficará proibido estacionamento até o fim da obra. Toda área está sinalizada. O superintendente diz que a obra segue até a Rua Tomé de Souza, que é a última PV. “Duas intervenções serão feitas ali, saindo da Avenida do Canal, sentido Tomé de Souza, próximo do Posto de Gasolina”, conclui.

Inauguração do binário da Rua do México

A Rua do México, no bairro do Tomba, será inaugurada neste sábado (24), e terá um trecho com mão única após ser feito uma pavimentação asfáltica ao longo dela. O percurso será no sentido da Praça Macário Barreto, conhecida como Praça do Tomba, até a Alameda 8, depois da Rua Nossa Senhora da Conceição. Para retornar, os motorista deverão entrar na Alameda 8 e seguir pela Rua Olvidor, no sentido de voltar para a Praça.

Foram colocados redutores de velocidade, cerda de 30 placas de sinalização, além de haver um trabalho de conscientização dos condutores de veículos.

Compartilhe

Deixe seu comentário