9º Encontro de Muares de Feira de Santana acontece neste domingo, com expectativa da presença de 500

A concentração será na rua Campina Grande, 149, final da avenida Maria Quitéria – ao lado da UAU Veículos.

Foto: Reprodução

Criadores e animais de vários estados participarão, neste domingo, 25, do 9º Encontro de Muares de Feira de Santana. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 500 burros e mulas participem do evento nacional.

Estão previstas as participações de animais vindos de cidades de Sergipe, Goiás, São Paulo e Minas Gerais, além da Bahia. Burros e mulas são resultado do cruzamento entre um jumento e uma égua. Híbridos, são estéreis.

Outros dois encontros nacionais são realizados anualmente em São Paulo e Goiás. “São eventos que buscam mudar o conceito que as pessoas tem em relação a estes animais”, diz o organizador do encontro, Carlos Alberto Cerqueira de Souza, o Carlô.

Um dos conceitos mais conhecidos é de que o burro é adaptado para o trabalho pesado. Um erro, diz Carlô. “Quem conhece sabe que é um animal dos mais inteligentes”. Um dos parâmetros é o valor de mercado de um burro. “Pode chegar a R$ 100 mil”.

Fiel, carinhoso, animal de padrão são os novos conceitos para os muares, cujos criadores buscam cruzamentos que tornam o animal ainda mais atraente aos olhos do mercado. A Bahia é um dos estados que mais concentram fazendas que produzem burros e mulas.

De acordo com Iraci Fonseca, que coordena o encontro, semanalmente fazendas baianas exportam para outros centros entre 300 e 500 destes animais. A criação de muares está em franca expansão.

A concentração será na rua Campina Grande, 149, final da avenida Maria Quitéria – ao lado da UAU Veículos. A saída está prevista para as 10h. O percurso será as principais avenidas da cidade. O 9º Encontro de Muares tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

Compartilhe

Deixe seu comentário