CORRIQUEIRO

PF deve manter o mesmo procedimento adotado no caso da transferência de Cabral para Curitiba, com algemas nas mãos e nos pés

Foto: Giuliano Gomes/PR Press/Estadão Conteúdo

Ao pedido de explicação do juiz Sergio Moro sobre a transferência do ex-governador Sergio Cabral, algemado nas mãos e nos pés, a Polícia Federal respondeu que aquele é um procedimento padrão dentro dos moldes permitidos por lei e que foi adotado para segurança do próprio preso e dos policiais que o conduziram. 

Ao que tudo indica a Polícia Federal não vai mudar o procedimento, mesmo na vigência de súmula do STF estabelecendo que algemas só devam ser utilizadas em presos perigosos, o que não é o caso do ex-governador do Rio de Janeiro.

Obviamente que o método de algemar Cabral chocou a quem não está acostumado a ver no Brasil aquela cena, mas é bom lembrar que nos Estados Unidos aquele método é corriqueiro.

O detalhe é que lá, embora o preso seja algemado nas mãos e nos pés em caso de transferência, ele tem, entretanto, um sistema prisional com tratamento inúmeras vezes mais decente do que o nosso. 

Compartilhe

Deixe seu comentário