A um mês do carnaval, veja o que já está definido para festa na Bahia

Folia em Salvador terá 8 dias e ocorre entre 22 de fevereiro e 1º de março. BaianaSystem, Daniela Mercury e Moraes Moreira saem sem cordas.

A 30 dias para o começo do Carnaval 2017, o G1 lista os detalhes da festa que já estão definidos. Dentre as informações elencadas estão as datas da folia, as atrações do pré-carnaval, os nomes das atrações dos trios sem cordas e dos camarotes.

Confira a lista de definições:


Datas
O carnaval de Salvador terá oito dias oficiais de festa. A abertura ocorre no dia 22 de fevereiro (quarta-feira) e o encerramento ocorre no arrastão da Quarta-Feira de Cinzas (1º de março).


Tema
O tema do carnaval 2017 de Salvador será "Cidade da Música". Segundo a prefeitura, o tema é uma alusão ao título de mesmo nome que capital baiana recebeu da Unesco.


Folião curte linda paisagem no circuito Dodô (Foto: Max Haack/Ag Haack)Imagem do circuito Dodô, na Barra (Foto: Reprodução - Max Haack/Ag Haack)

Circuitos
A festa segue com sete circuitos oficiais: Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande), Batatinha (Pelourinho), Riachão (Mudança do Garcia), Sérgio Bezerra (Farol da Barra/ Morro do Cristo), Orlando Tapajós (Clube Espanhol/Farol da Barra) e Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina).


Vista da Ilha dos Frades a partir do local onde fica a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe. (Foto: Maiana Belo/G1 BA)Terá shows na Ilha dos Frades (Foto: Maiana Belo/G1 BA)

Carnaval nos bairros
Além dos circuitos oficiais da festa, dez bairros (incluindo três ilhas) terão festas durante o carnaval. São eles: Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Centro Histórico (Praça da Cruz Caída) e nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades. As atrações destes bairros ainda não foram divulgadas.


Fuzuê na Barra (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)Fuzuê ocorre no dia 18 de fevereiro (Foto: Reprodução)

Pré-carnaval

As festas do pré-carnaval de Salvador, que ocorrem nos dias 18 e 19 de fevereiro, já estão com as atrações definidas. O "Fuzuê", que ocorre pelo segundo ano consecutivo, terá 21 grupos culturais, folclóricos e tradicionais. Dentre as atrações estão "As Ganhadeiras de Itapuã", o bloco Afro Malê Debalê, o grupo "Quabales" e a banda "Comanche".

Já o Furdunço, que ocorre desde 2014, terá 34 atrações em charangas, fanfarras, orquestras, grupos percussivos e minitrios. Entre os nomes escolhidos estão o cantor Léo Santana e as bandas BaianaSystem, Batifun, Alavontê e Vitrola BaianaVeja aqui a lista completa de atrações em ambos os circuitos.


Bell Marques é a quarta atração do primeiro dia de festa do réveillon de Salvador (Foto: Gilmar Castro/Ag. Haack)Bell Marques faz abertura do carnaval (Foto: Reprodução)

Abertura do Carnaval

A festa de abertura do carnaval 2017 ocorre no dia 22 de fevereiro (quarta-feira), na Praça Municipal, e irá contar com show de Bell Marques. A festa foi batizada de "Baile Municipal de Abertura do Carnaval", e terá como tema os antigos carnavais.

Segundo a prefeitura, antes do show de Bell Marques, um grande cortejo irá sair do Terreiro de Jesus em direção à Praça Municipal, com baianas e uma série de bandas e grupos como Olodum, Didá, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Muzenza, Os Mutantes, Saku Xeio e Pai Burokô.

Na Praça Municipal, as bandas encontram uma orquestra formada por 40 músicos e comandada por quatro maestros: Sérgio Benutti, Fred Dantas, Paulo Primo e Zeca Freitas.

Na ocasião, será feita uma homenagem ao artista plástico Mestre Didi (Deoscóredes Maximiliano dos Santos), que completaria 100 anos em 2017. Após a entrega das chaves ao Rei Momo, o cantor Bell Marques se apresentará pela primeira vez no local com sucessos que marcaram a carreira e o Carnaval de Salvador.

No mesmo dia, o Circuito Sérgio Bezerra (entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo) terá uma programação diversificada para o folião pipoca, com 28 blocos de sopro e percussão. A programação irá começar às 16h.


Farol da Barra Bahia (Foto: Tunisio Alves Filho/ Arquivo Pessoal)Farol da Barra terá encontro de trios (Foto: Reprodução - Tunisio Alves Filho/ Arquivo Pessoal)

Novidades

O Farol da Barra terá palco para shows que vão acontecer após os desfiles de blocos durante o Carnaval 2017 em Salvador. Também no Farol, um encontro de trios promete marcar o encerramento da primeira noite da passagem de blocos do Circuito Dodô (Barra/Ondina). Essas foram algumas das novidades anunciadas pela Prefeitura de Salvador.

Sobre a primeira novidade, o palco que será montado no Farol da Barra, o prefeito ACM Neto contou que o espaço deve começar a funcionar na quinta-feira de carnaval, no dia 23 de fevereiro, com shows logo após o desfile de blocos e trios. Não há atrações confirmadas para o palco.

A segunda novidade é o encontro de trios, que também irá ocorrer no Farol da Barra, marcando o primeiro dia de desfile de blocos no Circuito Dodô (Barra-Ondina), na quinta-feira. Também ainda não há atrações confirmadas para o encontro.


BaianaSystem, Daniela Mercury e Moraes Moreira estão confirmados no carnaval (Foto: Arte / G1)BaianaSystem, Daniela Mercury e Moraes Moreira estão confirmados no carnaval (Foto: Reprodução - Arte / G1)

Trios sem Cordas
A banda BaianaSystem, a cantora Daniela Mercury e o cantor Moraes Moreira já estão confirmados no carnaval como atrações que desfilam sem cordas.

A BaianaSystem faz show em trio sem cordas no sábado (25 de fevereiro), no pôr do sol da Praça Castro Alves, como também no último trio do circuito Barra-Ondina, na segunda-feira de folia.

Daniela Mercury sai sem cordas em dois dias. No dia 24 de fevereiro (sexta), no circuito Barra-Ondina, e no dia 28 de fevereiro (terça), no Campo Grande. Já o cantor Moraes Moreira irá comandar a pipoca no dia 26 de fevereiro (domingo), no circuito Dodô.

O prefeito disse que as demais atrações serão anunciadas em uma outra coletiva à imprensa, que deve ocorrer em data mais aproximada do carnaval.


Ivete, Léo, Mc Beijinho, É o Tchan e Claudia Leitte lançaram músicas (Foto: Arte / G1)Ivete, Léo, Mc Beijinho, É o Tchan e Claudia Leitte lançaram músicas (Foto: Reprodução -  Arte / G1)

Música do Carnaval
Diversos cantores já têm apostas de hits para o carnaval. Confira lista: "Me Libera, Nega" (MC Beijinho), Desafio do Manequim (É o Tchan), O Doce (Ivete Sangalo), Taquitá (Claudia Leitte), "Mulheres no Comando, Mulheres no Poder" (Psirico), Santinha (Léo Santana), Calcanhar de Prego (Vingadora), Paredão das Amigas (Duas Medidas),  Sublime (Jammil), Por Conta Desse Amor (Timbalada), Cidade de Paz (Olodum), Magnata Faz Oeêh (La Furia) e "Sarra na pista, novinha" (Parangolé). Ouça aqui a todos os hits.


  •  
Frente do Camarote do Nana no carnaval de Salvador em 2015 (Foto: Divulgação/ Camarote do Nana)Camarote do Nana terá show de Netinho (Foto: Divulgação/ Camarote do Nana)

Camarotes
Ao menos 10 camarotes de Salvador já têm atrações definidas. Dentre os artistas escolhidos estão Anitta, Wesley Safadão, Marilia Mendonça, Luan Santana, Henrique & Juliano, Xande de Pilares, Thiaguinho, Aviões do Forró, Gusttavo Lima, Jorge & Mateus e Marcos & Belluti. Veja aqui a lista completa de atrações nos camarotes.


Plco do Rock 2017 será realizado na Praça Wilson Lins, bairro da Pituba (Foto: Reprodução/Site Oficial)Plco do Rock 2017 será realizado na Praça Wilson Lins, bairro da Pituba (Foto: Reprodução/Site Oficial)

Palcos Alternativos
O Palco do Rock ficará na Praça Wilson Lins, no bairro da Pituba, com atrações que começam a partir das 18h. O Terreiro do Samba será montado na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, e recebe atrações a partir das 19h.

O Terreiro de Jesus, também no Pelourinho, será preparado para receber bandas de diferentes estilos por meio do Palco Multicultural, que funcionará a partir das 18h. Os artistas que se apresentam nesses espaços ainda não foram definidos.


Praça Castro Alves, em Salvador (Foto: Valter Pontes/Divulgação)Praça Castro Alves terá desfile de fantasia (Foto: Reprodução - Valter Pontes/Divulgação)

Espaços temáticos
Os espaços temáticos também marcam presença na folia em Salvador em quatro locais. A Vila Infantil vai trazer atividades para os pequenos, novamente na Praça 2 de Julho (Campo Grande). As Vilas Gastronômicas estarão localizadas ao lado do Farol e na Rua Airosa Galvão, ambas na Barra, e na Rua Nossa Senhora de Fátima, em Ondina.

O Beco das Cores, na esquina da Rua Dias D’Ávila com a Avenida Oceânica, na Barra, vai trazer DJ’s ao local conhecido pela diversidade. As apresentações acontecerão nos intervalos da passagem dos blocos, das 19h à 0h. No dia 27, a Praça Castro Alves contará com o Desfile de Fantasia de Luxo e Originalidade, a partir das 19h.


Decoração

A decoração monumental do carnaval 2017 irá contar com obras de 15 metros de altura feitas por artistas plásticos baianos: Maria Adair, Tati Moreno, Bel Borba, Alberto Pitta e Eliana Kertész. As peças irão ficar na Praça Castro Alves, Campo Grande, Barra, Ondina e Rio Vermelho.


15 candidatas irão concorrer ao título de Deusa do Ébano (Foto: André Frutuoso / Divulgação)15 candidatas irão concorrer ao título de Deusa do Ébano (Foto: Reprodução - André Frutuoso / Divulgação)

Finalistas a Deusa do Ébano

O bloco afro "Ilê Aiyê" já tem as 15 finalistas do concurso "A Deusa do Ébano". O desfile que irá definir a ganhadora ocorre no dia 4 de fevereiro, em Salvador. O espetáculo irá contar com a presença da cantora Daniela Mercury. Conheça aqui as finalistas.


Rainha do Carnaval

Estão abertas até o dia 28 de janeiro as inscrições para a escolha da Rainha do Carnaval de Salvador 2017. Para se candidatar, é preciso ter mais de 18 anos, medir acima de 1,65m, ter concluído ou estar cursando o ensino médio. A ficha de inscrição está disponível na internet.


Um dos estacionamentos reabertos fica próximo à Praça das Artes (Foto: Pedro Moraes/ GOVBA)Um dos estacionamentos reabertos fica próximo à Praça das Artes (Foto: Reprodução - Pedro Moraes/ GOVBA)

Estacionamentos

Três estacionamentos de propriedade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-BA), localizados no Pelourinho, em Salvador, funcionarão durante todos os dias do carnaval 2017, que ocorre de 23 a 28 de fevereiro. As vagas disponíveis ficam na Praça das Artes, Largo Pedro Archanjo e Largo Jubiabá.

Compartilhe

Deixe seu comentário