Jovem perde testículos após erro médico e ganha R$ 100 mil de indenização

a prefeitura e o médico foram condenados a pagar o implante de uma prótese de testículos para o rapaz

Um jovem de 20 anos ganhou na Justiça uma indenização de R$ 100 mil da Prefeitura de Angra dos Reis após ficar estéril pelo erro do urologista Nelson Nogaroli Júnior. O médico atendeu o rapaz num posto de saúde do município em 2007, quando o paciente tinha 12 anos. No ano seguinte, o menino perdeu os testículos. A decisão foi publicada no último dia 25 pela Primeira Turma de Ministros do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Tudo começou no dia 1º de agosto de 2007. O jovem foi ao posto de saúde com fortes dores nos testículos. O urologista diagnosticou-o com orquiepididimite, inflamação na região, e passou uma medicação que amenizou os sintomas.

Um ano depois, o paciente apresentou os mesmos sintomas e voltou ao posto de saúde. Na ocasião, outro médico pediu uma ultrassonografia, mas o exame não teria conseguido apontar o problema. A família, então, levou o jovem ao Hospital Marcílio Dias, no Lins. Lá, foi diagnosticada uma torção testicular com um exame especializado. O problema interrompeu a circulação na região, e os testículos precisaram ser retirados.

Além da indenização, a prefeitura e o médico foram condenados a pagar o implante de uma prótese de testículos para o rapaz. A causa foi vencida pela 2ª Vara Civil da Defensoria Pública de Angra dos Reis.

— A defensoria demonstrou ter havido um erro de diagnóstico que acabou impedindo que ele fosse medicado e atendido corretamente lá na origem. Se tivessem sido feitos os exames corretos, não teria perdido os dois testículos — afirmou o defensor público Fábio Ferreira da Cunha, responsável pelo caso no STJ.

O urologista condenado preferiu não comentar o caso e só disse que não havia “recursos para o diagnóstico”. Já a Prefeitura de Angra informou que cumprirá a decisão caso “não haja discordância nos valores” e que adotou novos procedimentos para “evitar ao máximo o acontecimento de erros”.

Especialista: ‘exame mostra com perfeição’

O urologista Tomás Accioly, chefe o Ambulatório de Disfunção Erétil do Hospital da Lagoa, afirmou que toda ultrassonografia com dopller colorido, exame realizado no Hospital Marcílio Dias que detectou a doença, mostra “com perfeição” a torção testicular.

— As duas doenças (inflamação e torção) deixam os testículos muito inchados, e o diagnóstico fica difícil. A ultrassonografia não mostra a torção, que é quando o cordão começa a dar voltas. Não é infrequente esse erro, infelizmente. O ultrassom com dopller colorido da vascularização mostra com perfeição a torção — explica.




Compartilhe

Deixe seu comentário