MAIS DE 5 MIL PESSOAS ESTÃO CADASTRADAS NO PROGRAMA MUNICIPAL DE COMBATE ÀS DROGAS, EM FEIRA DE SAN

Hoje, é comemorado o dia internacional de combate às drogas

 Em Feira de Santana, os usuários de drogas que precisam de tratamento são acompanhados pelo Centro de Assistência Psicológica a usuários de álcool e outras drogas, o CAPS AD, que funciona há 13 anos, no bairro Ponto Central, e foi o primeiro serviço deste tipo a ser implantado na cidade. No local, o tratamento aos usuários é feito por uma equipe multidisciplinar que desenvolve o trabalho de acordo com a necessidade de cada paciente, com a realização de grupos terapêuticos e oficinas, além de tratamento com medicamentos e assistência psicológica. De acordo com a instituição, desde que o CAPS AD existe, foram cadastrados cerca de 5.500 pessoas no serviço, sendo que alguns desses pacientes abandonaram o tratamento.


     Hoje, no dia internacional de combate às drogas, a coordenadora do CAPS AD, a psicóloga Carolina Carvalho, conversou com a equipe do Portal Bom dia Feira. Segundo ela, o centro também dispõe de um trabalho específico com as famílias dos usuários. 

“São pessoas que sofrem em ver um parente passando por um processo doloroso de dependência química, e por isso, também precisam de uma assistência psicológica. Nós ainda preparamos essas pessoas, para que elas saibam como devem lidar com o dependente químico e como podem ajudá-lo no processo de recuperação”.


    Carolina ressalta ainda que  o trabalho do CAPS AD é focado na redução de danos, que busca minimizar os prejuízos decorrentes do uso de drogas, o que faz com que as pessoas tenham uma melhoria na qualidade de vida, além do estabelecimento de uma nova rotina, que inclui o trabalho e a família. O objetivo é fortalecer a pessoa para que, com a recuperação da autoestima, ela possa se livrar da dependência química.

     O CAPS AD não trabalha com internamento. Os pacientes que precisam desse serviço por um curto tempo, são encaminhados ao CAPS III, que também faz parte da rede municipal e que dispõe deste serviço. As pessoas que precisam de internamento de longo prazo, são encaminhados para as comunidades terapêuticas da cidade.


Redação Bom Dia Feira

Compartilhe

Deixe seu comentário