Hospital da Mulher oferece parto humanizado

Projeto da Rede Cegonha prevê ainda casas de parto, inclusive em Feira de Santana

O Hospital da Mulher oferece o parto humanizado, que permite que o bebê venha ao mundo da forma mais natural possível, desde que a mãe tenha condições para isso. A explicação é da diretora da unidade, Sharline Portugal.

“O parto humanizado o próprio nome já direciona, a questão da naturalidade. Permitir que a mãe tenha o seu bebê da forma mais natural possível, e através de cuidados qualificados de uma equipe e as condições ideais para este parto”, explicou.

Segundo Sharline, este tipo de parto já é oferecido pelo Hospital da Mulher. “O Hospital da Mulher oferece vários tipos de assistência, e dentro destes tem o parto humanizado em que a mulher que chega nas condições ideais de ter seu parto, é assistido por toda uma equipe”, informou.

O município faz parte do projeto Rede Cegonha. “Em Feira de Santana temos ainda o projeto da Rede Cegonha, aonde a gente vem discutindo essas questões do Ministério da Saúde, com a criação de casas de parto, mas ainda não temos a definição estabelecida pelo próprio estado de quando teremos essas casas de parto em Feira de Santana”, afirmou, salientando que reuniões são feitas mensalmente de forma regional, com o intuito de discutir toda a rede.

A grande dificuldade de leitos de obstetrícia em outros municípios, por vezes gera superlotação no Hospital da Mulher. “A maior dificuldade de integração dessa rede é a questão dos leitos, a garantia desses leitos para que a gente possa realizar esse parto”, pontuou.

Essa dificuldade pode gerar violência na obstetrícia. “A violência na obstetrícia é porque quando a mulher está entrando em trabalho de parto ela precisa ter a garantia de onde vai a criança. E diante dessa dificuldade do número de leitos, e dificuldade maior ainda nos interiores, faz com que essa mulher sofra essa violência obstétrica”, ressalta.

Sharline avalia que os municípios da região ainda estão tentando se organizar, em termo estrutural como também de capacitação de equipe para que também possa vir a realizar esses partos.

Compartilhe

Deixe seu comentário